quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Back to School Countdown #4 - Dicas de Estudo

Hoje, com 3 dias até à escola começar, vim dar-vos algumas dicas de estudo que me ajudam muito durante o período de aulas. A organização é essencial para conseguir-mos ter um estudo eficaz, se ainda não leste o meu post sobre como te organizares, lê aqui. Depois tens de saber como organizar o teu estudo e como tirar o melhor proveito do tempo que tens para estudar!

study hard

1. Faz um horário de estudo - adapta um horário de estudo ao teu horário escolar. Quando chegares a casa deves sempre rever a matérias que deste em cada disciplina nesse dia. Dedica no mínimo 15 minutos a cada disciplina, lê os teus apontamentos, faz um resumo do que deste e faz alguns exercícios.
2. Estuda num local calmo e silencioso - é importante não haver distracções durante o teu estudo. Seja no teu quarto, no parque, na biblioteca, estuda no sítio mais cómodo e silencioso que conseguires.
3. Faz resumos - o que eu gosto de fazer, e que realmente faz a matéria entrar na minha cabeça, é fazer resumos da matéria que dei, baseados nos meus apontamentos e no livro de estudo. Assim vais construindo aos poucos um livro com toda a matéria resumida. Quando chego ao fim de semana leio tudo, para rever o que dei nessa semana. Assim quando chegas ao teste já tens o teu próprio livro com a matéria resumida à tua maneira. Fiz isso no 10º ano e agora tenho um dossier com a matéria toda do 10º resumida, não te esqueças que os exames e testes intermédios também abordam matéria dos outros anos!
4. Usa marcadores - cores e mais cores. Eu não conseguia viver sem os meus marcadores coloridos. Deves sublinhar os conceitos mais importantes. Não só deixa os resumos mais coloridos e menos aborrecidos, como te ajuda a perceber quais os conceitos realmente importantes.
5. Utiliza flash cards - infelizmente acredito que isto não exista em Portugal (à venda). Flash cards são basicamente cartões que se utilizam para estudar. De um lado escreves a palavra, e do outro o significado. Ou de um lado escreves a pergunta, e do outro a resposta. Estes são perfeitos para decorar aqueles conceitos mais difíceis de entrar na cabeça, ou para decorar palavras da língua estrangeira que estudas. Dá para os levares a qualquer lado, fazeres testes com os teus amigos, dão um jeito enorme! Como, penso eu, que não existem cá à venda (já procurei em todo o lado), podes fazer os teus próprios. Utiliza papel um pouco mais espesso e corta-o em rectângulos (mais ou menos do tamanho de cartas) e depois basta usares a tua imaginação! Eu uso uma aplicação no Android que tem flash cards que funcionam da mesma maneira, mas são digitais, se tiveres Android ou IOS, procura na loja de aplicações!
6. Aponta as tuas dúvidas - se tiveres dúvidas enquanto estudas, escreve-as no caderno e não hesites em perguntar ao professor na próxima aula!
7. Exercita bastante - estudar não é só ler, não te esqueças de fazer exercícios dos teus livros. Quem vai ter exames deve fazer exercícios dos exames anteriores.
8. Adeus distracções! - não estudes com a televisão ligada ou a enviar sms ou a ir ao computador. Sei que é difícil mas sinceramente isso só mais contribuir para que te distraias. Se és como eu e precisas do computador para estudar, fecha os separadores do Facebook, Blogger, Tumblr, etc. Se não resistires, faz log out e pronto!
9. Faz pausas durante o teu estudo - não é bom estudar horas seguidas, deves fazer pausas de 1 em 1h para refrescares as ideias!
10. Pede ajuda - se não percebes algo e não podes para esperar até à próxima aula para perguntar ao professor não tenhas medo de ligar a alguém que te pode ajudar, para perguntares.
11. Tem uma alimentação saudável e pratica exercício físico - está provado cientificamente que uma vida activa e saudável aumenta o desempenho escolar.
12. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje - não estejas sempre a adiar o estudo, quanto mais adias, mais acumulas!

 -,-'

Quais são as tuas dicas de estudo? Estas foram-te úteis? Quero saber isso tudo nos  comentários!
Beijinho!

Ps: o último dia da rubrica será esclarecimento de dúvidas acerca de qualquer tópico que tenha a ver com a escola. Por isso quero que me envies um e-mail para dididida.ara@hotmail.com com a tua dúvida, pergunta o que quiseres e quem sabe não pedirei a outros bloggers para me ajudarem a responder! Podes fazer uma ou mais perguntas, quanto mais tiver melhor, não custa nada!

11 comentários:

  1. Existem flash cards à venda, eu antes comprava :) Gostei das dicas

    ResponderEliminar
  2. Papelarias ... Eu comprava em duas papelarias em Aveiro, uns já vinham com palavras (os de francês e inglês) e outros vinham em branco ... E baratos ! 1 euro cada 50 cartões :)

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas :) Estas dicas vão-me dar muito jeito! :)

    ResponderEliminar
  4. Os flash cards parecem ser boa ideia :)

    ResponderEliminar
  5. Excelentes dicas. A ideia dos flash cards de facto é bastante interessante.

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas! E tb achei mt boa a ideia dos flash cards *.*! Obrigadaa <3

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas! E tb achei mt boa a ideia dos flash cards *.*! Obrigadaa <3

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário ♥