quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Back to School Countdown #3 - Mantém-te organizada!

Olá pessoal! No episódio 3 do Back to School Countdown decidi dar umas digas de organização porque como todos sabem a escola consegue dar-nos a volta à cabeça e deixar tudo de pernas para o ar. A desorganização pode causar bastante stress, e por isso devemos tentar organizar-nos desde o primeiro dia e nunca perder o controlo das coisas. Estas são coisas que eu faço e que me ajudam imenso com a minha vida escolar e eu queria partilhar isso convosco porque, se me ajuda a mim, certamente que irá ajudar-vos a vocês.

Back to School

1. Ter uma agenda - as agendas são muito importantes durante a escola. Permitem-te ter uma perspectiva melhor das datas das coisas e de quanto tempo tens para as realizar. Eu sinceramente compro sempre agenda mas raramente a uso porque uso outros métodos que vos vou mostrar mais abaixo, mas este é o método mais simples e resulta sempre, e podes levá-la para qualquer lado. Este ano vou ver se a uso mais!
2. Usar post-its - eu só tive esta ideia este ano, mas a mim parece-me bastante funcional. Comprei uma série de post-its de várias cores no Continente. Sempre que souber de algum evento importante, sejam testes, trabalhos a entregar ou até algo não relacionado com a escola, escreves num post-it e colas num sítio bem visível no teu local de estudo. Eu coloco na parede a que a minha secretária está encostada. Isto dá mais jeito do que as agendas, porque depois de teres vários acumulados, tens uma perspectiva muito mais fácil de tudo o que tens de fazer, sem teres de andar o folhear na tua agenda à procura.
3. Faz o teu calendário - fiz isto no ano passado e deu-me um jeito enorme. A minha escola antiga costumava dar-nos um calendário do ano lectivo com todos os testes marcados. A escola onde estou agora não faz isso, por isso no ano passado fiz o meu próprio, com as datas dos testes que já sabia. Imprimi-o e colei-o na mesma parede à frente da minha secretária, e ao longo do ano fui lá escrevendo os testes no seu respectivo dia. Assim consegues visualizar o ano lectivo todo muito facilmente, assim como os testes, as férias e feriados. Dá muito jeito!
4. Usa clips/agrafadores - Se tens muita papelada espalhada que devia estar junta não hesites em usar clips ou agrafadores, tornarão a tua vida muito mais fácil!
5. Tem sempre o teu horário à mão - deves também imprimir o teu horário e colocá-lo ao lado do calendário, porque é muito mais fácil de o consultar. Deves também ter sempre um na tua mala, senão acontece-te como eu no ano passado, que ainda não tinha decorado o horário e às vezes esquecia-me do que ia ter. Sorte a minha que o bar da escola tinha os horários afixados e eu ia lá a correr, mas chegava quase sempre atrasada depois disso!
6. Muitos cadernos? Organiza-os alfabeticamente! - de hoje em dia já não faço isto, porque tenho muito poucos cadernos, mas no ensino básico tinha milhares deles, e demorava sempre imenso tempo até encontrar o caderno que precisava. Se tiveres muitos, aconselho-te a os organizares por ordem alfabética, assim sabes mais ou menos onde se situam e não perdes tempo à procura.
7. Pão com pão, queijo com queijo. Mantém os livros juntos! - Quase todas as disciplinas têm um livro e um caderno de actividades, ou 2 livros e um caderno de actividades. Deves manter os livros da mesma disciplina todos juntos, para que não andem perdidos no meio dos outros, salva bastante tempo!
8. Usa um dossier/pasta organizadora - eu sempre recebi imensas fichas que tinha de manter durante o ano lectivo todo. Quem usa dossiers pode arquivá-las na secção da disciplina correspondente, mas para quem usa cadernos isso torna-se difícil. Compra um dossier para manteres as fichas, ou então, uma pasta com várias secções. Eu uso uma dessas com dois separadores para cada disciplina, um para os testes, e outro para as fichas.
9. Compra logo várias folhas de teste - na minha escola temos de comprar as folhas de teste, e isso pode tornar-se muito confuso porque na maior parte das vezes esquecemos-nos de comprar, ou só nos lembramos no dia do teste e depois vamos lá e está uma fila gigante e o teste prestes a começar. Se também tens de comprar as tuas ou ir levantá-las a algum sítio, aconselho-te a comprares logo todas as que vais precisar para o período no início do ano. Assim não tens de te preocupar com isso, não te esqueças é de as levar no dia do teste!
10. Mete o teu nome nos livros - para que não andem trocados com os dos outros.
11. Mantém lápis, canetas e materiais de reserva na tua secretária - mete-os dentro de copos para que estejam sempre à mão enquanto estudas.
12. Não te sobre-carregues com tarefas - faz primeiro o mais importante, e dispensa o que puder ser dispensado. Se te sentires demasiado stressada faz uma pausa e bebe um copo de água, depois volta a olhar para os teus post-its/agenda e reorganiza a tua mente.

School :(

Tens alguma dica a acrescentar? Não te esqueças de comentar se gostaste e se gostas desta rubrica, estou a divertir-me a fazê-la!
Beijinhos e boa sorte!

Ps: o último dia da rubrica será esclarecimento de dúvidas acerca de qualquer tópico que tenha a ver com a escola. Por isso quero que me envies um e-mail para dididida.ara@hotmail.com com a tua dúvida, pergunta o que quiseres e quem sabe não pedirei a outros bloggers para me ajudarem a responder! Podes fazer uma ou mais perguntas, quanto mais tiver melhor, não custa nada!

5 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, vou usar algumas delas :)

    ResponderEliminar
  2. r: Obrigada, ainda bem que me disseste :)

    ResponderEliminar
  3. Não fazia essa do calendário e é capaz de ser uma boa ideia :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas dicas, essa dos post-its vai ser exelente. Ainda por cima eu que me esqueço sempre de alguma coisa.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário ♥